O Herbário Comunitário dos Prazeres Padre Manuel de Nóbrega, inaugurado a 26 de Junho de 2013, resultou de um desafio lançado pelo Padre Rui Sousa no final da vida daquele botanista, construindo o espaço para receber e expor esta preciosa colecção.
Manuel de Nóbrega (1928-2017), autor desta exposição-herbário original, teve uma escola com grandes mestres, a partir dos doze anos de idade, quando entrou no Seminário, no Funchal. Aos catorze anos, já eram publicados artigos na revista científica Brotéria sobre os seus achados de novas espécies, no arquipélago (ilhas da Madeira e Porto Santo).
Temos o privilégio de ter patente este espólio natural, recolhido ao longo da vida do padre Manuel de Nóbrega, um testemunho da sua devoção e amor pela Natureza e do seu estudo científico.
O Padre Manuel de Nóbrega dispôs as plantas nos quadros em composições estéticas, remetendo para o bordado Madeira ou os tapetes florais das procissões. A opção por arquivar as plantas endémicas em quadros resultou de uma preocupação pedagógica de tornar este conhecimento botânico mais acessível ao público escolar e ao público em geral.
A Madeira é detentora de um coberto vegetal diversificado, com uma flora rica em plantas endémicas, únicas no mundo. Os seus recursos biológicos são de extrema importância e valor, destacando-se na paisagem a vegetação, pela beleza, exuberância, importância económica, cultural e científica.
A forma como um povo utiliza os recursos naturais, que quisemos realçar neste acervo de plantas do arquipélago, ilustra o grau do seu nível cultural e humanismo.
Nota: o espaço está temporariamente encerrado, para remodelação.